Sabores Amazonenses: Tacacá

 

Um prato típico da Amazônia, o Tacacá, pode não agradar muito quem não está acostumado com o sabor da culinária indígena, já que o prato tem raízes bem claras nos pratos de nossos antepassados.

Ele é famoso por conta de seu caldo, o Tucupi, que saí da raiz da mandioca brava, a mesma que faz a farinha de mandioca. Esse molho é levemente azedo, o que praticamente dita o gosto do prato, que também tem a goma de tapioca, camarão e o jambu como ingredientes.

tacaca

Comida típica do Amazonas, o Tacacá é uma das heranças indígenas da região (foto: Divulgação)

O jambu é outro ingrediente característico do Tacacá, já que ele é bem famoso por deixar a boca dormente durante a refeição, uma das peculiaridades do prato.  A forma como é servido também é o que torna o Tacacá um prato típico, normalmente são utilizadas pequenas cumbucas para que a pessoa possa tomar o liquido diretamente do recipiente, para comer o camarão e o jambu são usados palitos ou talheres. Se você está indo para a região amazônica e tem muita vontade de experimentar a culinária local, o Tacacá é uma ótima pedida.

tacaca-prato

O Tacacá é um dos pratos mais famosos do Amazonas (foto: Divulgação)

 

Nossa Opinião: Tacacá

Não gostamos muito do prato, o azedo do Tucupi praticamente “contamina” todos os demais ingredientes, até o camarão perde a graça. Fomos aconselhados a comer outro Tacacá, com menos goma, mas nosso trauma foi tão grande que optamos por deixar para outra oportunidade.

 

Onde Encontrar

Um dos lugares mais tradicionais em Manaus para se apreciar o Tacacá é a praça que fica na frente do Teatro Municipal de Manaus. Lá os comerciantes são acostumados a receber turistas e tornam a experiência de apreciar o prato mais completa, explicando um pouco mais sobre o preparo do prato. O local que nosso blog experimentou o prato foi no “Tacacá da Gisela”, o prato custou R$ 10,00 por pessoa.

Tacacá da Giselda

Tacacá da Gisela na Praça do Teatro Municipal de Manaus (foto: Divulgação)

Carlos Ferreira About Carlos Ferreira
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, têm experiência de 5 anos em comunicação com passagens por assessoria de imprensa, produção de conteúdo web e marketing digital. Atualmente se dedica a comunicação voltada ao turismo e estratégias de divulgação online para empresas do ramo.

1 Comentário

  1. Rebeca 20 de julho de 2017 as 00:54

    Adorei essa dicas Abraços

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)