Presidente Figueiredo (Rio Preto da Eva/AM)

 

Cidade famosa e conhecia por suas cachoeiras, Presidente Figueiredo fica ao lado de Manaus, na Microrregião do Rio Preto da Eva, no Amazonas, e é um dos poucos municípios do estado amazonense que pode ser acessado por via terrestre.

 

pedra-furada-presidente-figueiredo-cachoeira

A Cachoeira da Pedra Furada é uma das mais de 200 de Presidente Figueiredo (foto: Carlos Ferreira)

 

O mascote do lugar é o Galo da Serra, animal muito popular na região que encanta por conta de suas cores. Existe um parque na cidade que leva o nome da ave e preserva os locais de reprodução para que o Galo da Serra não sofra com os impactos de desenvolvimento da região.

Existem diversas cachoeiras na cidade, mais de 200 catalogadas. Para você conhecer algumas delas deverá alugar um carro e desbravar a região, ir as comunidades remotas em volta da cidade pode ser uma boa saída para realmente conhecer Presidente Figueiredo em todas suas facetas. O lugar é bastante frequentado aos finais de semana por moradores de Manaus e região, que resolvem tirar o dia para relaxar nas águas puras da cidade.

cachoeira-presidente-figueiredo

A abundância de água e natureza pode ser percebida na Cachoeira do Santuário de Presidente Figueiredo (foto: Carlos Ferreira)

É em Presidente Figueiredo, no distrito de Balbina, que fica localizada a Usina Hidrelétrica de Balbina, considerada um dos maiores erros de planejamento da história elétrica. Uma enorme área teve que ser inundada para sua criação e sua capacidade elétrica é muito baixa, aproximadamente 275 MW (para se ter uma ideia a Hidrelétrica de Tucuruí, também na Amazônia, produz cerca de 8.370 MW).

Atualmente nas dependências da usina existe um centro de preservação da vida silvestre local, que tem como principal bandeira os cuidados com o Peixe-Boi da Amazônia, animal muito dócil que habita a floresta e está ameaçado a extinção por conta da caça e assoreamento de rios.

usina-balbina-amazonas

Com capacidade de 275 MW, a Usina Hidrelétrica de Balbina é considerado um dos maiores erros ecológicos do Brasil (foto: Carlos Ferreira)

Nossa opinião: Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo teve um sabor especial para o blog porque podemos ter contato direto com a população. A diversidade cultural é uma das coisas mais interessantes que encontramos por lá, uma Amazônia que não fazia parte do nosso imaginário.

As cachoeiras são um show a parte e os animais encantam pela sua beleza, conseguimos ver um boto rosa bem tímido e uma arara azul em seu habitat natural, coisas muito lindas e raras nos dias de hoje. Em cada lugar é possível conhecer uma fonte do Rio Negro, as águas de lá são mais puras que já conhecemos e conseguimos apenas descrevê-las como “águas leves”, sem contar o ar, as árvores, o céu, a chuva da floresta amazônica que são sensacionais.

Presidente Figueiredo é um presente da natureza para seus amantes!

balbina-amazonas

Pôr-do-sol na Represa de Balbina em Presidente Figueiredo (foto: Carlos Ferreira)

 

Como chegar: Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo fica a 107 KM de Manaus e a melhor forma de chegar até lá é de carro. Indicamos que sua viagem seja feita com veículo próprio para poder realmente conhecer a região, já que as distancias entre as comunidades são um pouco grandes.

Clicando Aqui você consegue o trajeto de carro de Manaus até a cidade.

 

Avaliação Final: Presidente Figueiredo

 

O Viva o Brasil dá Nota 10 a cidade de Presidente Figueiredo por conta de suas belezas naturais que são únicas e realmente merecem ser conhecidas. Uma cultura linda, com pessoas receptivas e com perspectivas diferentes das que encontramos em grandes cidades. Conheça Presidente Figueiredo e Viva o Brasil!

 

 

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)