Praia do Jabaquara (Paraty/RJ)

Colaboração e Fotos de Alvaro Rodrigues

Próximo ao centro de Paraty está a Praia do Jabaquara, um pedaço de terra com águas calmas e uma bela vista para as belezas naturais da nossa linda, porém, pouco conservada Mata Atlântica. Ao andar nas areias da Praia do Jabaquara, você aprecia as cadeias montanhosas e o verde de Paraty, chegar na praia não é difícil, uma caminhada partindo do centro da cidade e você já está lá, e além de receber aquela brisa gostosa que sopra do mar pode aproveitar as sombras que as árvores próximas ao mar oferecem.

O lugar é frequentado por diversos públicos, desde grupos de amigos a famílias e também é visitado por estrangeiros que acabam por querer conhecer Paraty que é tão falada por todos. Se estiver em época de Carnaval melhor ainda, é da Praia do Jabaquara que parte o Bloco da Lama, que foi criado em 1986, e desde então os foliões se “fantasiam” com a lama, palha e outros adereços orgânicos e saem para a festa.

praia-jabaquara-parati-rio-de-janeiro2

A caminhada pode não ser muito agradável por conta dos detritos, mas a paisagem compensa (foto: Alvaro Rodrigues)

A lama da folia vem do manguezal que fica no fim da praia, local na qual muita vida marinha se desenvolve. A lama também é conhecida por suas propriedades medicinais. Caminhar na praia pode não ser uma tarefa fácil, existem várias conchas e a areia é grossa, porém o mar possui águas um pouco mais mornas do que a maioria das praias da região, vale a pena arriscar!

 

praia-jabaquara-parati2

A Praia do Jabaquara é uma boa opção para quem está no centro de Paraty, 10 minutos de caminhada e você já está nela (foto: Alvaro Rodrigues)

 

Existe na praia diversos bares e quiosques, você pode sentar em uma das cadeiras que eles oferecem, se você quiser ficar em um dos guarda-sóis, é necessário consumir algo no quiosque que o oferece. Tomamos algumas cervejas e consumimos uma porção enquanto estivemos por lá e nossa conta não passou de R$ 50, para cada (duas pessoas).

mulher-praia-jabaquara

É possível encontrar todos os públicos na Praia do Jabaquara, já que ela fica bem próxima do centro de Paraty (foto: Alvaro Rodrigues)

Como chegar: Praia do Jabaquara – Paraty

A Praia do Jabaquara, como já falamos, é uma das mais próximas ao centro de Paraty, se você estiver hospedado na cidade em uma caminhada de 10 minutos já chega nela. De carro, cerca de três minutos do centro, mas para ajudar o meio ambiente e a seu bem-estar você também pode ir de bicicleta, existe uma ciclovia que dá acesso a quase toda extensão da praia!

Traçamos algumas rotas que levam até Paraty, partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, já que chegando em Paraty você praticamente já estará na Praia do Jabaquara!

A viagem partindo de São Paulo dura cerca de 3h30 de viagem (260 KM), com alguns pedágios no caminho. Gastamos cerca de R$  CONFIRA A ROTA

Saindo do centro do Rio de Janeiro o caminho, por incrível que pareça é um pouco mais curto (250 KM), mas a estimativa de viagem é maior cerca de 4h. CONFIRA A ROTA

 

Angra dos Reis está perto de Paraty, cerca de 100 KM, se estiver por lá você pode aproveitar para conhecer a Praia do Jabaquara. CONFIRA A ROTA

Ubatuba, última cidade do litoral norte de São Paulo também está bem próxima a Paraty, saindo do centro da cidade gasta-se no máximo 1h até o centro de Paraty, cerca de 70 KM! CONFIRA A ROTA

paisagem-praia-do-jabaquara

Descansar na Praia do Jabaquara é uma boa pedida (foto: Alvaro Rodrigues)

Avaliação Final

A Praia do Jabaquara é uma daquelas que você conhece por conveniência, fica próxima ao centro de Paraty e oferece boas opções para um descanso de frente ao mar, sua areia grossa depõe contra, mas a vista as paisagens contam bastante a favor. A nota Viva o Brasil é 7.

 

Carlos Ferreira About Carlos Ferreira
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, têm experiência de 5 anos em comunicação com passagens por assessoria de imprensa, produção de conteúdo web e marketing digital. Atualmente se dedica a comunicação voltada ao turismo e estratégias de divulgação online para empresas do ramo.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)