Pedra do Arpoador (Rio de Janeiro/RJ)

 

Provavelmente você já ouviu falar do Arpoador, o lugar é famoso e fica em Ipanema, em um dos pontos mais conhecidos do Rio de Janeiro. É da Pedra do Arpoador que conseguimos ter uma das visões mais bonitas da Praia de Ipanema, da Praia do Diabo e também da própria Praia do Arpoador.

A Praia do Arpoador, que fica próxima a pedra, é frequentada por muitos surfistas, já que as ondas favorecem a prática do esporte. O nome do lugar vem de uma possível atração de baleias pela região, já que ela era constantemente visitada por esses animais no passado. (arpoar = reduzir; agarrar).

pedra-arpoador-rio

Pedra do Arpoador: Um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro (foto: Carlos Ferreira)

 

É também próximo da Pedra do Arpoador, que fica o Parque Garota de Ipanema, que funciona das 6h às 19h e possui quadra poliesportiva, espaço para patinação, ciclovia, playground e um mirante. Uma ótima opção para quem gosta de esportes e natureza.

pedra-arpoador-rio-de-janeiro

Lindas praias e lindas paisagens são vistas do alto da Pedra do Arpoador (foto: Carlos Ferreira)

 

Nossa opinião: Pedra Arpoador

 

 

O lugar é lindo, vale a pena pegar uma tarde ensolarada para subir na pedra e de quebra aproveitar a praia. Achamos bem surpreendente a cor do mar, não sabíamos que existia uma parte azul clarinha/verde no Rio de Janeiro, em especial na capital. A única coisa ruim é grande quantidade de pessoas, gostamos de praias bem mais vazias. Pode parecer um pouco farofeiro, mas se você não quer gastar muito dinheiro, leve alguns alimentos de casa, os preços são um pouco elevados por conta dos turistas.

praia-do-arpoador

Em dias ensolarados as praias ao redor da Pedra do Arpoador ficam lotadas (foto: Carlos Ferreira)

 

Como chegar: Pedra Arpoador

A pedra é muito bem localizada, conta com uma vasta opção  para quem vai de transporte público, além de vias para carros e bicicletas. Existe também uma estação do Metrô na Superfície bem próxima ao local.

 

foto4

Clique para ir ao Google Maps

 

Como fizemos:

 

 

Para chegar lá utilizamos transporte público, nosso embarque foi na região da Lapa, por isso pegamos o metrô na Estação Glória sentido zona Sul, depois de descer na Estação Siqueira Campos, embarcamos no Metrô na Superfície (que na verdade é um ônibus) e por fim chegamos na estação Vinicius de Moraes e andamos até o Arpoador. Para todo esse trajeto gastamos apenas R$ 3,20 com o cartão pré-pago Mêtro- Rio disponível em qualquer estação de metrô.

vista-pedra-arpoador

Para chegar a Pedra do Arpoador existem diversas opções de transporte (foto: Carlos Ferreira)

De Carro:

O acesso de carro a Pedra do Arpoador é fácil, basta você ter paciência com o transito que ocasionalmente pode se formar na região. A  avenida principal mais próxima é a Vieira Souto, para chegar até ela você tem diversos acessos dentre eles: Av. Atlântica; Av. Delfim Moreira; Av. Epitácio Pessoa (via de acesso Av. Garcia de Ávila); Av. Borges de  Medeiros.

Ônibus

Se você quiser utilizar ônibus, basta descer na estação General Osório, o valor da passagem é R$ 2,75. As linhas que passam pela região partem de todos os pontos da cidade e são as seguintes:

413 – Jardim de Alah X Muda (via Aterro do Flamengo)
426 – Jardim de Alah X Usina (via Túnel Santa Bárbara)
432 – Neblon X Vila Isabel (via Túnel Santa Bárbara)
435 – Gavea X Grajaú (via Túnel Santa Bárbara)
464 – Leblon X Maracanã
474 – Jardim de Alah X Jacaré
512 – Leblon X Urca (via Copacabana) – Circular
522 – São Conrado X Botafogo (via Joquei) – Circular
570 – Leblon X Largo do Machado (via Copacabana) – Circular
574 – Leblon X Glória (via Copacabana) – Circular
584 – Leblon X Cosme Velho (via Copacabana) – Circular
591 – São Conrado X Leme (via Copacaba/ Rocinha) – Circular
593 – São Conrado X Leme (via Rocinha) – Circular

 

Avaliação Final: Pedra Arpoador

Se você estiver no Rio de Janeiro e não passar pela Pedra do Arpoador pode se arrepender depois. É um passeio interessante, já que não tem nenhum custo e é um lugar único. A Nota Viva o Brasil para o lugar é 8,9

7 Comentários

  1. marcorodrigues 20 de janeiro de 2015 as 11:38

    A vista e’ uma das mais lindas do Rio de janeiro!

  2. daniel machado 26 de agosto de 2016 as 20:19

    passei minha adolescência e juventude curtindo esta praia, principalmente a pedra que dá uma linda vista para o alto mar, muitos jovens na época saltavam em direção ao oceano, mas eu nunca tive coragem, pois as ondas eram altissimas e se chocavam contra a pedra., isso foi nos anos 70.

    • Carlos Ferreira
      Carlos Ferreira 31 de agosto de 2016 as 21:22

      Legal que nosso blog fez você rememorar essa época Daniel, ficamos felizes por isso! Muito obrigado pela visita!

  3. daniel machado 26 de agosto de 2016 as 20:24

    saudades dos anos 70 quando em plena juventude eu curtia a pedra do arpoador, minha praia preferida, alguns jovens saltavam na ponta em direção ao alto mar, mas eu nunca tive coragem, as ondas eram muito fortes e se chocavam contra o rochedo e um erro poderia ser fatal.

  4. selma rosália coimbra bello 8 de setembro de 2016 as 03:13

    Praia do sol, praia do céu, praia divina. Endereço do paraíso

  5. Ana Luiza Fernandes Tótola 10 de janeiro de 2017 as 03:22

    Não vá, a menos que esteja com um grupo maior. Na pedra ficam grupos de menores e assaltam turistas com grande facilidade, pois o policiamento é deficiente. Fui assaltada com minha irmã (enfiaram a mão no meu bolso para pegar meu celular), por perto só havia um policial, que não pôde ir até lá enquanto não chegava reforço. Enquanto esperávamos o tal do reforço, vimos o mesmo grupo assaltar outra mulher na pedra. Não foram pegos. Segundo os policiais, eles trocam de roupa, ou pulam no mar para escapar. Os policiais me falaram que ali é um ponto de assalto, tanto quanto o parque Garota de Ipanema.

    • Carlos Ferreira
      Carlos Ferreira 10 de janeiro de 2017 as 20:26

      Ana, quando passamos por lá vimos muito movimento e muitas pessoas… é uma pena você tem sido assaltada. Realmente vale a dica de ir acompanhado e ficar atento, nunca é demais se previnir! Espero melhores experiências em suas viagens futuras!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)