Ilha do Mel (Paraná)

Uma das mais famosas e frequentadas ilhas do sul do país, a Ilha do Mel (Paraná) é um destino para os adeptos da natureza, o lugar conta com diversas belezas naturais, trilhas, grutas, praias paradisíacas e se você der sorte, muito sol!

A cidade mais próxima é Pontal do Paraná que fica a 4 KM de distância da Ilha do Mel, no total a ilha tem cerca de 2.500 hectares, dos quais 2.250 são preservados permanentemente. Existem cinco vilarejos na ilha: Fortaleza, Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas, cada um deles com suas belezas específicas.

praia-ilha-do-mel

Encantadas é a região da Ilha do Mel que mais possui comércio e opções de alimentação (foto: Carlos Ferreira)

Em Fortaleza é possível conhecer a Praia da Fortaleza, que é mais extensa da ilha e conta com a presença da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, criada no século XVII com objetivo de defender o litoral paranaense, este é o único monumento militar desta época que ainda existe no estado do Paraná.

Em Brasília, Praia Grande e Farol você encontrará diversas praias, com variações de textura de areia e comportamento do mar. Indicamos para o banho a Praia Grande, Praia do Farol e Praia do Miguel, todas lindas de se ver e boas para quem não sabe nadar muito bem!

Em Encantadas você encontrará a maior parte do comércio da Ilha do Mel, além das praia do mar de dentro (mais calmo, quase sem ondas, mas um pouco sujo por conta do óleo dos barcos e navios que transitam no local) e o mar de fora (um pouco mais nervoso e imprevisível), além da Gruta de Encantadas.

praia-fortaleza-ilha-do-mel

As paisagens variadas da Ilha do Mel são um encanto, a Praia da Fortaleza é uma delas (foto: Carlos Ferreira)

Nossa opinião: Ilha do Mel

Na Ilha do Mel ficamos hospedados em Encantadas e por lá não gostamos muito do que vimos, o mar de dentro não é aconselhável aos banhistas por conta do óleo e o cheiro ruim da área próxima ao pier é muito forte. Com relação ao mar de fora achamos ele um pouco imprevisível, por isso é bom tomar um pouco cuidado se você não sabe nadar. Gostamos bastante da Gruta de Encantadas, já que nos dias de sol é um ótimo abrigo, já que a ilha não conta com praticamente nenhuma sombra e quando ficamos por lá estava muito sol!

ilha-do-mel-por-do-sol-2

Pôr-do-Sol na Ilha do Mel, um dos locais mais visitados do sul do país (Foto: Erick Macedo)

Já nos demais vilarejos gostamos muito do que vimos, em especial da Praia do Miguel. Ótimas paisagens, ótimas praias, vale muito a pena conhecer toda a ilha e aproveitar as belezas do lugar, se você chegar por Encantadas não se engane a Ilha do Mel tem muito mais a oferecer!

O que definitivamente não gostamos foram os preços na Ilha do Mel. Apesar de em todo o Brasil não ser obrigatória, lá você é obrigado a pagar a taxa de serviço dos garçons o que acaba por deixar as refeições mais caras e pasmem uma cerceja é R$ 9,00! (com serviço passa para R$ 9,90, quase um assalto). Fizemos uma lista dos valores que encontramos por lá:

Cerveja 600 ml – R$ 9,00 (nos bares, com serviço R$ 9,90)

Cerveja lata – R$ 3,50 (nos mercados) R$ 5,00 ( nos bares, com serviço R$ 5,50)

Pastel – de R$ 7,00 a R$ 10,00 (com serviço de R$7,70 a R$ 11,00)

Almoço – de R$ 14,00 a 25,00 (com serviço de R$ 15, 40 a R$ 27,50)

Refrigerantes – R$ 4,00 (nos mercados) R$ 5,00 (nos bares, com serviço R$ 5,50)

Água 300 ml – R$2,50 (nos mercados) R$ 4,00 (nos bares, com serviço R$ 4,40)

Água 1 litro – R$ 6,00 (nos mercados)

Hot Dog – R$ 6,00 a R$ 8,00 (não cobra serviço)

Café da Manhã em Pousadas – de R$ 10,00 a R$ 15,00

pier-ilha-do-mel

Apesar das belezas naturais, os valores podem ser um problema para quem resolve conhecer a Ilha do Mel (foto: Carlos Ferreira)

Como Chegar: Ilha do Mel

A única forma de chegar a Ilha do Mel é de barco, na cidade de Pontal do Paraná existem diversas embarcações que chegam até a ilha. A entrada é controlada e é preciso pegar uma pequena fila para comprar as passagens nos dias em que a ilha está concorrida, ida e volta saem por R$ 28,00

gruta_das_encantadas

A Gruta de Encantadas é um dos atrativos turísticos da Ilha do Mel (foto: Divulgação)

Como Fizemos

Novamente nossa viagem foi com a Ecotrips Brasil, saímos de São Paulo em direção a cidade de Pontal do Paraná, você pode verificar o trajeto clicando aqui. Pagamos cerca de R$ 22,00 de pedágio durante o percurso de ida e volta.

De lá embarcamos nos barcos da companha Barca da Ilha e seguimos até Encantadas, onde nos hospedamos no Camping do Pedro.

Para mais informações sobre a Ilha do Mel, dê uma olhada no vídeo abaixo com várias informações interessantes.

Avaliação Final: Ilha do Mel

O Viva O Brasil da Nota 9,1 a Ilha do Mel por conta de suas belezas naturais e paisagens, os preços não agradaram muito nossos bolsos, mas com certeza lá é um lugar que deve conhecer se tiver oportunidade!