Ilha das Couves (Ubatuba)

 

Colaboração e fotos de Alvaro Rodrigues

Alguns minutos de Picinguaba você encontra a Ilha das Couves, com águas límpidas e um mar tranquilo o local é visitado por todo tipo de turista solitários a famílias que resolvem tirar férias. O mar é tranquilo com ondas suaves, a areia batida pela maré não atrapalha muito a caminhada, e tudo isso você vai encontrar em uma viagem de apenas 10 minutos de barco, que também possui seu charme.

A Ilha das Couves possui duas praias a Praia das Couves e a Praia do Japonês, é possível desembarcar em qualquer uma das duas, sendo que existe uma trilha bastante curta que dá acesso entre as praias. Na Praia do Japonês, que também é conhecida como Praia da Pipoca, você encontrará um pequeno bar que oferece algumas bebidas e algumas porções, normalmente funciona durante a alta temporada e aos finais de semana. Não existe local para se hospedar na ilha, portanto, o passeio pode durar um dia inteiro, mas não é possível dormir por lá.

Praia-do-Japones-Ilha-das-Couves

A Ilha das Flores possui duas praias a das Couves e a do Japonês (foto: Alvaro Rodrigues)

A vegetação é preservada, a Mata Atlântica permanece viva na Ilha das Couves, o que além de ser um espetáculo para os olhos, garante sombra para o corpo, o que é muito bem vindo, nos dias de calor. O local é bastante procurado para mergulhos, as costas rochosas e as águas com boa visibilidade auxiliam no mergulho e atraem praticantes.

Não existem muitas diferenças entre uma praia e outra a não ser o tamanho, a Praia do Japonês é um pouco menor que a Praia das Couves, ambas possuem rochas e vegetação semelhante, portanto é possível aproveitar e relaxar nas duas praias da mesma forma.

Praia-das-Couves-SP

As praias da Ilha das Couves possuem sombras que são muito bem vindas nos dias de calor (foto: Alvaro Rodrigues)

Como chegar:

 

A Iha das Couves é acessada apenas por barco, partindo de Picinguaba são 15 minutos e a travessia ida e volta custa R$ 25.

Também é possível partir da Praia da Almada, mas por conta da distância normalmente o passeio é mais curto e custa aproximadamente R$ 70. Esses valores podem sofrer alteração, conhecemos o local na baixa temporada e durante dias da semana.

O acesso a Praia de Picinguaba é um pouco difícil, o lugar é remoto e para chegar até lá o ideal é ir de carro. A rodovia que dá acesso ao lugar é a Rio-Santos, que tem um acesso até a vila de pescadores.

Para saber como chegar a Pincinguaba saindo de São Paulo, Ubatuba e Rio de Janeiro, clique nos links abaixo. Se você estiver hospedado em Paraty, vale a pena também conhecer a Ilha das Couves, já que a viagem até Pincinguaba é de apenas 42 minutos:

São Paulo

Centro de Ubatuba

Rio de Janeiro

Paraty

Ilha-das-Couves-Pedra

As paisagens são deslumbrantes dentro e fora da Ilha das Couves (foto: Alvaro Rodrigues)

 

Avaliação Final:

Gostamos muito da Ilha das Couves, ela é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e vimos o porque, apenas não poder se hospedar nela é uma pena, pela falta de estrutura a Nota Viva o Brasil para ela é 8,9!

Carlos Ferreira About Carlos Ferreira
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, têm experiência de 5 anos em comunicação com passagens por assessoria de imprensa, produção de conteúdo web e marketing digital. Atualmente se dedica a comunicação voltada ao turismo e estratégias de divulgação online para empresas do ramo.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)