Holi Festival (São Paulo/SP)

O Holi – Festival das Cores brasileiro, que ocorre desde 2013 na cidade de São Paulo tem origens bem profundas e é celebrado em um país extremamente rico culturalmente e que nós brasileiros pouco conhecemos: a Índia.

O Holi, é a comemoração indiana que ocorre desde antes de Cristo para celebrara chegada da Primavera, época das flores e das cores em boa parte do mundo. Na Índia, a festa conta com grande quantidade de tambores, música e cantos típicos.

Existem duas grandes lendas que permeiam a origem do Holi Festival indiano. A primeira é a de um rei dos demônios chamado Jirania Kashipú que por diversas vezes tentou matar seu filho, por conta de uma devoção ao deus antigoVisnú, mas não conseguiu.

Tentou tantas vezes assassinar seu filho que ordenou que sua outra filha mais nova Hólika, que tinha o poder de não se queimar, entrar em uma fogueira com seu irmão para queimá-lo. A missão não teve sucesso e Hólika acabou por ser queimada e seu irmão Prajlad se manteve vivo, representando a vitória do bem sobre o mal.

A segunda lenda seria a do deus Krishna, que amava profundamente Radha, sua companheira desde a infância. O amor de  era tão profundo que ele lançou cores no rosto de Radha, para escurecê-la já que a pele dela era mais clara que a dele.

Jirania-Kashipú

Estátua de Narasimha (encarnação de Visnú como homem leão) com o rei Jirania Kashipú, origem da lenda.

 

Holi Festival das Cores – São Paulo


Para reproduzir a alegria e a magia do festival indiano, o Holi Festival foi trazido para o Brasil pela Casa Verdí como uma forma de celebrar a primavera e também como uma oportunidade do maior contato com a cultura indiana.

holi

As cores são as atrações principais do festival (foto: Reprodução – Facebook)

Em 2013, o evento foi realizado no Parque Vila Lobbos, mas em 2014 será celebrado no dia 25 de Outubro no Parque do Ibirapuera. A festa é gratuita, mas quem quiser ter os pós coloridos deve contribuir antecipadamente com o evento no site que organiza a festa

A programação para o evento 2014 continua exaltando as culturas indiana e brasileira. CONFIRA:

10h – YOGA + Meditação Coletiva (arte de viver)

11h – Dança Folclórica Indiana (Bharatanatyam)

11h30 – Música Folclórica Indiana (Bhajans Iskcon)

12h30 – Titiksava Karunika and Nam Rock (Mantra Rock)

14 – Música Brasileira de Raiz (Xaxado Novo)

15h – Bloco Kaya na Gandaia

16h30 – Jam Session Verdi

holi-festival-sp

Durante o Festival das Cores a cultura indiana é trazida a São Paulo (foto: Reprodução- Facebook)

 

Como chegar : Holi Festival São Paulo


O acesso ao Parque Ibirapuera é fácil, existem várias opções de transporte público para chegar até lá e também opções para quem deseja ir de carro.

O acesso de carro pode ser feito pela Av. Vinte Três de Maio, o Ibirapuera está localizado próximo ao Complexo Viário Ayrton Senna.
Para quem deseja chegar de transporte público a melhor opção é a Av. Brigadeiro Luiz Antonio que liga o parque a Avenida Paulista.

Para quem não vê problema em uma caminhada pode-se descer na estação Brigadeiro do metro e seguir a pé até o parque são vinte minutos aproximadamente.

Se você não quer caminhar, basta se encaminhar ao primeiro ponto de ônibus que ver na avenida sentido bairro e pegar a linha Terminal Santo Amaro.

 

holi-sao-paulo

Cor e alegria são as marcas do Holi Festival (foto: Reprodução – Facebook)

Avaliação: Holi Festival São Paulo

Nós gostamos bastante da festa, pelo fato de nos aproximar de uma nova cultura e ser de graça o Viva o Brasil da Nota 10 ao festival.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)