Escadaria Seláron (Rio de Janeiro/ RJ)

Muito provavelmente você já viu alguma foto da Escadaria Seláron, que fica no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O lugar é tão famoso que já apareceu em clipe gringo, Beautiful do Snoop Dog.

O ponto turístico fica próximo a região central da cidade, um pouco distante dos tradicionais destinos dos turistas que vão para conhecer as praias e belezas naturais do Rio. É uma região que tem uma vida noturna bem agitada, muitas pessoas se juntam próximo aos Arcos da Lapa para beber e jogar conversa fora.

escadaria-selaron-rio-de-janeiro

Se você tem interesse de conhecer pontos alternativos do Rio a Escadaria Seláron pode ser uma das opções (foto: Carlos Ferreira)

Se trata de uma região mais popular e para encontrar a escadaria é preciso desbravar algumas esquinas e becos escondidos. Ao chegar lá, você irá se deparar com uma escada toda ladrilhada e chamativa.

O lugar leva esse nome por conta do ceramista e pintor chileno Jorge Seláron, que após ver a escaria pintada de verde e amarelo, em comemoração a Copa do Mundo, resolveu azulejar todo o espaço, o verdadeiro nome dela é Escadaria do Convento de Santa Teresa e também é conhecida como Escadaria da Lapa.

snopp-dog-escadaria-selaron

Snoop Dog tornou o lugar ainda mais conhecido por conta de seu clipe Beatiful (foto: Reprodução – Youtube)

Nossa opinião: Escadaria Seláron

Achamos a escadaria muito bonita, muitas cores e cuidado em uma região do Rio de Janeiro que parece estar abandonada. O cheiro de urina em volta do lugar é quase que insuportável durante as manhãs, mas você estiver nas proximidades vale a pena dar uma passada para tirar algumas fotos e conhecer o ponto turístico.

escadaria-selaron

Se você estiver pela região da Lapa, conhecer a Escada Seláron é bem fácil (foto: Carlos Ferreira)

Como Chegar: Escadaria Seláron

A Escadaria Seláron, fica na Lapa, como já dissemos muito próxima aos Arcos da Lapa. A principal rua que dá acesso ao lugar é a Rua da Lapa e a estação de metrô mais fácil de chegar é a Gloria (Linhas 1 e 2).

 

Como fizemos

Estávamos hospedados perto do local, por isso optamos em conhecer o lugar a pé. Nosso principal artificio foi perguntar aos moradores como chegar, já que a Escadaria Seláron não conta com uma sinalização muito apropriada. Fique atento o Google Maps indica uma localização incorreta ao pesquisar pelo local, para ir ao endereço correto clique no link abaixo:

 

 

De carro

Para se chegar a Rua da Lapa, principal acesso a Escaria Seláron, as principais avenidas são a Av. Infate Dom Henrique, Av. Beira Mar e Av. Augusto Severo. Traçamos algumas rotas que podem lhe ajudar. Tendo como ponto de partida:

Copacabana – Clique Aqui

Barra da Tijuca – Clique Aqui

Tijuca (bairro) – Clique Aqui

Ipanema – Clique Aqui

 

De Metrô

Existem duas estações próximas ao local. A estação Glória e a estação Cinelândia, ambas das linhas 1 e 2 do metrô. Recomendamos que você desça na estação Glória e caminhe até o local. O caminho se tratará de uma rua reta, bem movimentada, com diversos comércios e segura.

Peça informações de como chegar ao local, como já dissemos a escadaria não é muito evidente, você também pode usar como referencia os Arcos da Lapa.

 

De ônibus

O melhor ponto de referência para quem vai a Escadaria Seláron de ônibus é o Largo da Lapa, peça para o cobrador ou motorista do ônibus lhe ajudar a descer no ponto correto, que fica na Av. Mem. De Sá, na altura do número 100.

As linhas de ônibus que passam por lá são:

 

006 – Castelo

007 – Central

010 – Central Fátima

014 – Castelo

161 – Lapa/Leblon (via Joquei)

162 – Lapa/Leblon (via Copacabana)

238 – Praça XV X Água Santa

247 – Camarista Meier X Passeio

362 – Honório Gurgel X Praça XV

364 – Tiradentes

383 – Tiradentes

393 – Castelo

394 – Tirantes

395 – Tiradentes

398 – Tiradentes

405 – Cosme Velho X Ramos

409 – Jardim Botânico X Saens Pena

410 – Praça Saens Pena X Gavea

421 – Vila Isabel X Prado Junior

423 – Real Grandeza X Grajau

433 – Vila Isabel X Leblon (via Copacabana)

434 – Leblon X Grajaú

464 – Maracanã X Leblon

497 – Penha X Cosme Velho

 

Avaliação Final: Escadaria Seláron

O Viva o Brasil da Nota 6 a Escadaria Seláron, a decadência da região e falta de higienização infelizmente depõem contra o lugar. Mas você estiver no Rio de Janeiro e desejar conhecer um lugar que foge da mesmice dos demais pontos turísticos dê um pulo por lá!

 

 

1 Comentário

  1. Vicente 22 de abril de 2014 as 20:35

    Muito bacanax mais uma vez galera, mandam mt bem neste site.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)