Escadaria Seláron (Rio de Janeiro/ RJ)

Muito provavelmente você já viu alguma foto da Escadaria Seláron, que fica no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O lugar é tão famoso que já apareceu em clipe gringo, Beautiful do Snoop Dog.

O ponto turístico fica próximo a região central da cidade, um pouco distante dos tradicionais destinos dos turistas que vão para conhecer as praias e belezas naturais do Rio. É uma região que tem uma vida noturna bem agitada, muitas pessoas se juntam próximo aos Arcos da Lapa para beber e jogar conversa fora.

escadaria-selaron-rio-de-janeiro

Se você tem interesse de conhecer pontos alternativos do Rio a Escadaria Seláron pode ser uma das opções (foto: Carlos Ferreira)

Se trata de uma região mais popular e para encontrar a escadaria é preciso desbravar algumas esquinas e becos escondidos. Ao chegar lá, você irá se deparar com uma escada toda ladrilhada e chamativa.

O lugar leva esse nome por conta do ceramista e pintor chileno Jorge Seláron, que após ver a escaria pintada de verde e amarelo, em comemoração a Copa do Mundo, resolveu azulejar todo o espaço, o verdadeiro nome dela é Escadaria do Convento de Santa Teresa e também é conhecida como Escadaria da Lapa.

snopp-dog-escadaria-selaron

Snoop Dog tornou o lugar ainda mais conhecido por conta de seu clipe Beatiful (foto: Reprodução – Youtube)

Nossa opinião: Escadaria Seláron

Achamos a escadaria muito bonita, muitas cores e cuidado em uma região do Rio de Janeiro que parece estar abandonada. O cheiro de urina em volta do lugar é quase que insuportável durante as manhãs, mas você estiver nas proximidades vale a pena dar uma passada para tirar algumas fotos e conhecer o ponto turístico.

escadaria-selaron

Se você estiver pela região da Lapa, conhecer a Escada Seláron é bem fácil (foto: Carlos Ferreira)

Como Chegar: Escadaria Seláron

A Escadaria Seláron, fica na Lapa, como já dissemos muito próxima aos Arcos da Lapa. A principal rua que dá acesso ao lugar é a Rua da Lapa e a estação de metrô mais fácil de chegar é a Gloria (Linhas 1 e 2).

 

Como fizemos

Estávamos hospedados perto do local, por isso optamos em conhecer o lugar a pé. Nosso principal artificio foi perguntar aos moradores como chegar, já que a Escadaria Seláron não conta com uma sinalização muito apropriada. Fique atento o Google Maps indica uma localização incorreta ao pesquisar pelo local, para ir ao endereço correto clique no link abaixo:

 

 

De carro

Para se chegar a Rua da Lapa, principal acesso a Escaria Seláron, as principais avenidas são a Av. Infate Dom Henrique, Av. Beira Mar e Av. Augusto Severo. Traçamos algumas rotas que podem lhe ajudar. Tendo como ponto de partida:

Copacabana – Clique Aqui

Barra da Tijuca – Clique Aqui

Tijuca (bairro) – Clique Aqui

Ipanema – Clique Aqui

 

De Metrô

Existem duas estações próximas ao local. A estação Glória e a estação Cinelândia, ambas das linhas 1 e 2 do metrô. Recomendamos que você desça na estação Glória e caminhe até o local. O caminho se tratará de uma rua reta, bem movimentada, com diversos comércios e segura.

Peça informações de como chegar ao local, como já dissemos a escadaria não é muito evidente, você também pode usar como referencia os Arcos da Lapa.

 

De ônibus

O melhor ponto de referência para quem vai a Escadaria Seláron de ônibus é o Largo da Lapa, peça para o cobrador ou motorista do ônibus lhe ajudar a descer no ponto correto, que fica na Av. Mem. De Sá, na altura do número 100.

As linhas de ônibus que passam por lá são:

 

006 – Castelo

007 – Central

010 – Central Fátima

014 – Castelo

161 – Lapa/Leblon (via Joquei)

162 – Lapa/Leblon (via Copacabana)

238 – Praça XV X Água Santa

247 – Camarista Meier X Passeio

362 – Honório Gurgel X Praça XV

364 – Tiradentes

383 – Tiradentes

393 – Castelo

394 – Tirantes

395 – Tiradentes

398 – Tiradentes

405 – Cosme Velho X Ramos

409 – Jardim Botânico X Saens Pena

410 – Praça Saens Pena X Gavea

421 – Vila Isabel X Prado Junior

423 – Real Grandeza X Grajau

433 – Vila Isabel X Leblon (via Copacabana)

434 – Leblon X Grajaú

464 – Maracanã X Leblon

497 – Penha X Cosme Velho

 

Avaliação Final: Escadaria Seláron

O Viva o Brasil da Nota 6 a Escadaria Seláron, a decadência da região e falta de higienização infelizmente depõem contra o lugar. Mas você estiver no Rio de Janeiro e desejar conhecer um lugar que foge da mesmice dos demais pontos turísticos dê um pulo por lá!

 

 

Carlos Ferreira About Carlos Ferreira
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, têm experiência de 5 anos em comunicação com passagens por assessoria de imprensa, produção de conteúdo web e marketing digital. Atualmente se dedica a comunicação voltada ao turismo e estratégias de divulgação online para empresas do ramo.

1 Comentário

  1. Vicente 22 de abril de 2014 as 20:35

    Muito bacanax mais uma vez galera, mandam mt bem neste site.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Preecha os campos obrigatórios marcados com (*)